segunda-feira, 26 de julho de 2010

feliz dia dos avôs


Oi gente.
Hoje é 26.07.2010, dia dos avós. Acho (minhaopinião) que dentre outras tantas datas esse é a MELHOR.
Avôs não são apenas avós, eles são aquelas pessoas que lhe dão dinheiro mesmo sem você pedir, que te da doces, biscoitos, babozeiras quando o pai já havia proibido, que te deixa dormir tarde e acordar mais tarde ainda, os avôs resumindo são OS MELHORES DO MUNDO EM TE ESTRAGAR E TE DAR CARINHO.
Bom eu não tenho mais meus avôs paternos, meu avô faleceu eu nem andava ainda (#acho), já com a minha avó eu convive até os nove anos. Ela era a minha mãe, a minha amiga, a minha tira, minha irmã, ela era minha razão de viver. Ela tinha câncer de mama, e tinha diabete também, então isso fazia com que ela tivesse que fazer quimioterapia, controlar a alimentação, mas você olhava a ela e não parecia que ela estava doente, ela teve que retirar a mama, a quimioterapia fez muito mal a ela, ela perdeu os cabelos, estava mal, mas mesmo assim fazia TUDO que eu queria, eu era criança então não entendia muito isso.
Ela é, foi e sempre será importante para mim, lembro como se fosse ontem a gente saindo daqui de são José, enfrentando quatro horas de viagem dentro de um ônibus só para ir ao Rio de Janeiro ver a irmã dela, ou porque eu queria ir. Todas as férias eram assim, saiamos de são José e íamos ao rio, só nos duas. Lembro que teve uma vez que fomos a um restaurante e ela deixou me tomar quatro bolas de sorvete de morango, eu era pequena aquilo era maravilhoso, nunca tinha comido quatro bolas de sorvete, ai quando eu cheguei a casa fui correndo ligar para minha mãe para contar que a vovó tinha-me deixadoeu tomar sorvete e eu que eu tomei todinho. Lembro também quando ela me levava à escolinha que íamos conversando do meu prédio a escolinha, ela me contando coisas, já no meu primeiro dia de colégio quem me levou foi ela, teve também uma vez que ela iria me levar a escolinha só que ela tropeçou e caiu no chão em frente a portaria do meu antigo prédio, eu fiquei desesperada não queria ir mais ao colégio queria ficar ali com ela mas ela disse que estava tudo bem e que eu tinha que ir, que ela ficaria bem, pedi que ela prometesse que iria me buscar e fui chorando mais fui.
Teve também os dias em que a gente falava mal da namorada (antiga) do meu pai que minha avó detestava (e eu também claro), ficávamos hora falando mal dela, e as melhores partes eram quando ela (namorada) chegava para dar um beijo nela e ela fazia aquela cara de af você chegou, Riamos muito. Quando eu ia a casa do meu pai eu dormia no mesmo quarto que ela e toda noite ela rezava comigo e me abençoava, era assim toda noite. Ela me apresentou a schweppes, me apresentou a vida, me apresentou a tristeza, me apresentou a dor, me apresentou a alegria, ela me protegeu quando meu pai queria me bater, era engraçado porque toda vez que meu pai iria me bater ela entrava na frente e falava: “se você bater nela tem que me bater primeiro”, e meu pai saia.
TUDO absolutamente tudo que eu pedia ela me dava, eu era criança e criança só pede, então sempre quando ela recebia o dinheiro do rio de janeiro ela ia e comprava o que eu queria, por mais que ela tentasse não conseguia dizer não. Lembro de uma vez que eu pedi dinheiro para ela para eu comprar um sorvete de Céu azul, e ela só tinha uma nota de vinte (ou dez), e ela me deu, ai eu fui à lanchonete e gastei o dinheiro TODO, ai quando eu subi e falei que eu tinha gasto o dinheiro todo ela falou: “na próxima vez vê se não gasta em baboseira”.
Foram tantos momentos que passamos juntos, foi apenas NOVE ANOS, mas foram os melhores NOVES anos de minha vida, ela não só me tinha como neta, mas era comigo que ela passava TODO O TEMPO DA VIDA DELA.
Uma noite antes dela falece, a mente dela estava como a de uma criança, de cinco em cinco minutos ela chamava alguém e falava: “eu quero sentar”, só que ela já estava sentada, passa os cinco minutos ela chamava de novo e falava: “eu quero ficar de pé” só que ela não tinha mais forças então não tinha como ela ficar de pé, e isso se estendeu noite adentro, e foi quando ela dormiu, só que na madrugada ela foi para o hospital, ai foi quando eu acordei e perguntei sobre ela e a namorada do meu pai e do meu tio falaram que ela tinha ido ao hospital só que na minha cabeça ela voltaria como das outras vezes. Dormi e quando acordei de manhã minha casa estava um silêncio, só tinha meu tio lá quieto vendo televisão, e eu tinha nove anos, não agüentava ficar em casa e queria descer para a área de lazer do prédio para brincar, foi quando meu pai ligou e disse para o meu tio não me deixareu descer porque lá em baixo tinha um papel escrito que minha avó tinha falecido e com o horário do enterro.
Era meio dia mais ou menos e meu pai chegou, ele me levou ao quarto e começou a conversar comigo, ele tentava explicar a mim que minha avó tinha partido, ele falava: “lembra que a vovó estava muito doente? Então o papai do céu levo ela” só que ele não conseguia dizer e eu não parava de falar: “ela morreu, ela morreu, ela morreu.” Eu não conseguia eu não queria acreditar que a minha avó, minha mãe, minha vida tinha ido embora.
Meu pai me levou a padaria eu lembro que tomei uma fanta laranja e depois fomos ao cemitério, chegando lá quando eu adentrei a capela desmoronei, foi quando a minha prima chegou chorando, e a gente se abraçou e ficamos lá quase uma hora abraçadas chorando, eu queria morrer, eu queria ir junto com ela, eu queria matar o médico que deixou ela morrer dormindo porque eu achava que ela antes de morrer tinha que falar algo a mim, eu chegava a planejar como iria matar o médico (chegava a ser engraçado), o mais pior de TUDO foi que ela morreu dia 06 de janeiro de 2003, 16 dias antes de eu completar 10 anos.
A noite após o enterro eu acordei de madrugada e eu vi minha avó encostada na porta do banheiro me olhando, e a partir daí que eu percebi que aonde eu estiver ela vai estar lá me protegendo.
Eu desejo a todas as avós e avôs os Parabéns pelo seu dia, e a todos os netos: APROVEITEM ENQUANTO É TEMPO, porque o fim pode ser a qualquer momento.
E vó (mesmo eu sabendo que você não lerá isso) eu quero que você saiba que aonde você esteja nesse exato momento eu te AMO, eu te admiro, e que você é a minha RAINHA, a minha alegria, a minha respiração, o meu ar, você é meu corpo TODO. Eu te amo mais que tudo nessa vida e você faz MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITA falta. ‘i miss you, i miss your smile, and i still shed a tear, Every once in a while, and even though it’s different now, You’re still here somehow, My heart won’t let you go, and I need you to know, I miss you, I miss you’ ♪

@babsbabs_ says :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário